segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EaD nos dias atuais

     Sou professora tutora do Curso de Pedagogia da Anhanguera-Uniderp, no pólo de Cordeirópolis.
     Como professora tutora tirei muitos dos preconceitos que tinha sobre a  Educação à Distância, depois de conhecer os recursos didáticos e todas as ferramentas que possibilitam tanto o trabalho do tutor presencial como dos alunos.
     Hoje a EaD tem quebrado muitas barreiras da sociedade, que antes achava que faculdade boa era aquela de professores à frente da sala e os únicos responsáveis pela aprendizagem dos alunos.
     Sabemos que a EaD exige dos alunos uma postura diferente, onde o mesmo tem a responsabilidade de buscar conhecimentos e a função do professor tutor é mostrar e abrir caminhos para que a aprendizagem ocorra.
     A EaD vem trazer oportunidades a muitas pessoas de resgatar seus estudos, podendo o aluno, conciliar seus horários com o trabalho, a família, o lazer... determinando o ritmo e a dedicação aos estudos.
     Como educadora sou muito favorável ao ensino à distância, pois vivemos em um mundo globalizado e em um País de dimensões territoriais gigantescas e essa modalidade de ensino contribui muito para o crescimento de uma sociedade mais cultural e profissional.
     Muitas pessoas que estavam sem um caminho, encontraram na EaD a oportunidade e chances de uma formação profissional.
     Percebo trabalhando no Curso de Pedagogia, que muitas mulheres casadas e mães, que não conseguiam ingressar no mercado profissional, hoje se vêem resgatadas pela oportunidade de uma graduação que permite a elas dividir o tempo com sua família.
     O fortalecimento dessas mulheres, com o resgate da auto estima, as torna grandes, e sua dedicação ao estudo é maior. O sonho de se tornar Pedagoga, torna a mulher mais forte e confiante para competir no mercado de trabalho, e sua participação na sociedade é mais efetiva.
     Bom, deixo um recado a todos os alunos de EaD: seja disciplinado, comprometido e dedicado aos estudos, procure saber realmente o que deseja como profissional respeitado e confiável. Não busque apenas um diploma, mas qualidade na sua formação, pois tudo o que aprendemos é valor agregado. 
     Estude bastante, pois valerá a pena!!!

                                                                                                               Giovana 


5 comentários:

  1. É isso aí. Muitas pessoas pensam que a EaD é uma modalidade que não exige dedicação do aluno. Ao contrário disso, exige muita disciplina, determinação, autodidática. O comprometimento maior do aluno deve estar voltado a sua formação. O aluno que procura o curso a distância por comodidade perde tempo. E a sua qualidade é tão valiosa quanto os cursos presenciais. Vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  2. Professora Giovana : Concordo com você quando referencia ao material didático do EAD. Tenho a oportunidade de trabalhar com eles e realmente não ficam devendo nada para as universidades presenciais. O preconceito ao EAD só existe em pessoas que não conhecem método.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, pois sou tutora presencial e de fato o material é super rico e atuais e confesso ....ufa gostaria de ter mais tempo para ler todos os livros.

    ResponderExcluir
  4. A educação a distância está se transformando em uma modalidade de educação para situações específicas, em referência para uma mudança profunda na educação. É uma opção importante para a formação continuada, para aceleração profissional conciliando estudo e trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você sobre as chances que o EaD proporciona principalmente àquelas pessoas - donas de casa - que deixaram a tempos a escola e agora querem ou precisam de um diploma superior para terem a oportunidade de conseguirem um trabalho.

    ResponderExcluir